Sempre fui muito apaixonada por livros e ultimamente o amor está virando vício. Na verdade comecei a pensar no quanto antigo é meu caso com a danada dessas folhas. Quem ama entende a ansiedade de esperar o carteiro em uma manhã depois de ver pela milésima vez a encomenda rastreada com o status: saiu para entrega. E receber aquele pacotinho ou um baita pacote quando você exagera nas compras e ao invés de 1 ou 2 compra 5 de uma vez! Abrir cada um, folhear, sentir a textura das folhas, o cheiro...Ah o cheiro!!!
Mas confesso que nem todos os livros me ganham,nem todos prendem minha atenção e isso,nada tem a ver com a quantidade de páginas, alguns devoro em horas e outros consumo em dias. As vezes também não depende da história. Algumas demoro para demorar mais tempo saboreando aquele fervilhar de sílabas, outros sou atropelada pelo excesso de descrição e isso me atrasa. Há ainda aqueles que na cabeceira fica brigando com o despertador, então o jeito é ler algumas páginas entre um café e outro ao longo de vários dias. Os que devoro afoita,quase sem respirar, quase que sem pausa, não sei dizer se são os melhores, mas com certeza atiçam minha gula. E ainda assim tenho alguns problemas em repetir. Raro são aqueles que me fazem pousar os olhos em suas páginas mais de uma vez. Outra mania de leitora compulsiva é não riscar meu nome. Nada contra quem coloca o nome, mas só marco um livro com dedicatórias porque preciso transcrever minha emoção para outro alguém quando estou presenteando, mas meu nome? Não sinto essa emoção. Apesar que um ou outro ao longo desse tempo ganharam meu registro.
Lembrei de outro detalhe, mania minha ler o livro por inteiro, não basta só a história, há uma necessidade de ler a orelha,o resumo, início, conhecer o autor e para quem ele dedica. Nenhuma palavra é deixada de lado, nenhuma foge do meu alcance. Por isso que de vez em quando me pergunto: será que só eu tenho essa mania de ler por inteiro, a carcaça e a alma? Gosto de pensar que não. Agora outra coisa que vem acontecendo é acumular leituras. Não ler vários livros de uma vez, gosto de ser fiel a cada enredo, digo criar uma fila, colocar uma ordem a ser seguida e ter um na espera para quando o livro dá vez se findar.
Assim vou continuando a viver meu caso com os livros, conhecendo outros mundos, outras histórias, outras personalidades, outros eu!
Nenhum comentário:
Postar um comentário